Galerista Carlos Ranulpho morre aos 94 anos em Recife

Um dos principais galeristas do País, Ranulpho faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos

Carlos Ranulpho, considerado o maior marchand de Pernambuco e um dos maiores do Brasil, morreu nesse domingo, 14, aos 94 anos, no Recife, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele estava internado desde o dia 30 de março no Hospital Memorial São José, na área central da cidade.

O galerista será sepultado nesta segunda-feira, 15, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, às 13 horas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pelas redes sociais, a Galeria Ranulpho, referência nos mercados de arte criada pelo especialista, lamentou a perda.

Leia também | SP-Arte reúne artistas e galeristas num debate sobre a arte do ordinário

"É com pesar que informamos a todos os amigos amantes das artes plásticas pernambucana e brasileira que nosso Marchand Carlos Ranulpho, está conversando sobre Arte no Céu com grandes nomes que passaram na Galeria Ranulpho", disse a publicação.

Ele completaria 95 anos de vida no próximo dia 28 de abril.

Vida e carreira

Carlos Ranulfo de Albuquerque nasceu em 28 de abril de 1920, filho do caricaturista J. Ranulpho e da dona de casa Maria José das Neves.

Comerciante de joias por mais de 20 anos, ele percebeu a falta de um mercado de arte em Pernambuco e, então, criou um comércio de arte profissional em Pernambuco, promovendo talentos locais e nacionais ao longo das últimas cinco décadas.

Além da primeira unidade, na Boa Vista, a Galeria Ranulpho já ocupou espaços na Rua dos Navegantes, em Boa Viagem (década de 1970), teve uma filial em São Paulo, no bairro dos Jardins, e desde 2001 está sediada em um prédio histórico na Rua do Bom Jesus.

Assim, tornou-se um dos mais antigos galeristas em atividade no País, com 56 anos de profissão, e seguiu comparecendo à galeria.

Ranulpho teve sua história contada no livro do jornalista Marcelo Pereira, “Carlos Ranulpho: O mercador da beleza”, lançado em 2018.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar